PALESTRANTES

Profa. Dra. Fernanda Bruno (UFRJ)

Concluiu o doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2001. É pós-doutora pela Sciences Po – Paris, onde atuou como pesquisadora visitante de 2010 a 2011. Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou 27 artigos em periódicos especializados e possui 20 capítulos de livros e 4 livros publicados. Orientou 9 dissertações de mestrado e 5 teses de doutorado, além de ter orientado 25 trabalhos de iniciação científica e 11 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Comunicação e Psicologia. Recebeu 3 prêmios e/ou homenagens. Desde 1996 participou de 11 projetos de pesquisa, sendo que coordenou 7 destes. Atualmente coordena 2 projetos de pesquisa. Atua na área de Comunicação. Em suas atividades profissionais interagiu com 46 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Tecnologia, Subjetividade, Corpo, Tecnologias de comunicação, Cognição, Vigilância, Visibilidade. 

Prof. Dr. Carlos D’Andréa (UFMG)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFMG) e professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão e administrativas. Jornalista graduado pela UFMG, doutor em Linguística Aplicada pelo PosLin/UFMG (linha Linguagem e Tecnologia), mestre em Ciência da Informação pela ECI/UFMG e especialista em Gestão Estratégica da Informação. É membro do Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas” (NucCon), vinculado ao grupo de pesquisa CNPq “Centro de Convergência de Novas Mídias” (CCNM). Foi professor do DCM/UFV (2008-2012), lecionou e coordenou cursos de graduação e pós-graduação de instituições particulares em BH e implementou e coordenou sites e projetos multimídia nas áreas cultural, jornalística e institucional.

Prof. Dr. Paulo Leal (UFJF)

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), com mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Iuperj (1997) e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Iuperj (2003). Professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora, lecionando na graduação e no Mestrado em Comunicação da Facom-UFJF. Tem experiência nas áreas de Comunicação e de Política, atuando principalmente nos seguintes temas: partidos, eleições e campanhas eleitorais; mídia, ideologia e reflexos identitários; comunicação política; jornalismo político; história da comunicação. 

Profa. Dra. Maria Ângela Mattos (PUC Minas)

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1977), mestrado em Mestrado em Comunicação Social pelo Instituto Metodista de Ensino Superior de São Bernardo do Campo (1992), doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e pós-doutorado no Departamento de Estudios Socioculturales de Universidad Jesuíta de Guadalajara/México. Atualmente é professor adjunto iii da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professor adjunto iii da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Epistemologia da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: teorias e epistemologia da comunicação, interação comunicacional e/ou midiatizada.

Anúncios