PROGRAMAÇÃO

O VII ECOMIG será realizado durante os dias 01 (quarta-feira), 02 (quinta-feira) e 03 (sexta-feira) de outubro de 2014.

O primeiro dia do evento terá uma sessão de abertura pela manhã com a presença dos coordenadores dos três Programas de Pós-Graduação em Comunicação Social de Minas Gerais, seguida pela palestra da profa. Dra. Fernanda Bruno (UFRJ) sobre o tema geral do evento: “Megaeventos: entre os meios e as interações”, seguida de palestras com professores doutores convidados dos três Programas de Pós-Graduação em Comunicação Social de Minas Gerais: Carlos D’Andrea (UFMG), Maria Ângela Mattos (Dedé) (PUC Minas) e Paulo Leal (UFJF). A tarde será destinada aos grupos de trabalho, especificados abaixo. Nas manhãs de quinta e sexta teremos um minicurso sobre Teoria Ator-Rede (TAR) e Dispositivos de Vigilância com a Profa. Fernanda Bruno (UFRJ). As tardes serão destinadas aos GTs.

GRUPOS DE TRABALHO

Processos sociais e práticas comunicativas

Estuda os fenômenos comunicativos em sua dimensão relacional, com ênfase nas perspectivas históricas, socioculturais e políticas que atravessam as representações e identidades. Contempla os modos de uso e apropriação dos diferentes meios infocomunicacionais e as estratégias comunicativas adotadas em interações, tanto em situações gerais quanto em contextos específicos, como os organizacionais.

Estéticas, imagens e mediações

Aborda as formas e os modos de criação, expressão e fruição em diferentes ambiências midiáticas, discursos, performances e dispositivos. Busca compreender as mediações pelas quais experiências subjetivas, políticas e estéticas são instauradas. Reflete sobre a produção sonoro-imagética em seus aspectos documentais, ficcionais ou plásticos, abrangendo tanto sua dimensão expressiva e pragmática quanto sua dimensão estratégica, relacionada às produções e cristalizações de sentido.

Dispositivos e textualidades midiáticas

Estuda os meios infocomunicacionais e a comunicação pelas diferentes perspectivas do dispositivo, atentando para suas dimensões narrativas e discursivas. Aborda as textualidades midiáticas, suas linguagens e formas de interação. Reflete acerca dos processos de tessitura de textos midiáticos, por meio de suas inflexões éticas, poéticas e estéticas. Investiga as mídias e os processos de mediação, buscando compreender o fenômeno da midiatização.

Dinâmica dos GTs

Relatos (cada apresentador irá relatar um outro apresentador presente em sua mesa)

Tempo para cada apresentação: 15 a 20 minutos

Tempo por sessão de GT: 2h

Apresentadores por sessão: 3 (20min cada) – 1h de apresentações e 1h de discussão ao final com leitura de relatos e perguntas de integrantes do GT

Total de apresentadores por GT: 15 pessoas
2 sessões na quarta (6 pessoas), 2 sessões na quinta (6 pessoas) e  1 sessão na sexta (3 pessoas)

PROGRAMAÇÃO GERAL

programa_ecomig_final1

programa_ecomig_final2

Programação Apresentação nos GTs

Confira aqui a distribuição das apresentações de acordo com os GTs e dias do evento.